Guardanapos

Bolinhos da infância! 😍😍


Ingredientes:

Para o creme
. 2,5 dL de leite gordo (usei meio gordo)
. 1 ovo
. 1 gema
. 1 pau de canela
. 1/2 casca de limão
. 80 g de açúcar
. 30 g de farinha (usei amido de milho Condi)

Para a massa
. 100 g de açúcar (usei 80g)
. 3 ovos
. 2 gemas (usei 1)
. 70 g de farinha (usei farinha de trigo fina para bolos)
. açúcar q.b. para polvilhar
. manteiga q.b. para untar


Preparação:

Para o creme
. Leve ao lume o leite, a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver.
. À parte misture muito bem o açúcar com a farinha, o ovo e a gema.
. Retire a casca de limão e o pau de canela ao leite fervido e junte-o em fio, mexendo sempre, ao preparado anterior.
. Leve de novo ao lume, mexendo sempre até o creme engrossar. Reserve.

Para a massa
. Misture os ovos com a(s) gema(s) e o açúcar. Bata bem até duplicar o volume e ficar um creme esbranquiçado.
.  Junte a farinha, mexendo bem para não formar grumos.
. Forre um tabuleiro grande (eu usei um tabuleiro pequeno de 28x18cm, mas tive de fazer por duas vezes) com papel vegetal e unte-o com manteiga. 
. Verta a massa e alise. (A massa deve ficar com pouca altura, cerca de meio centímetro no máximo.)
. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 8 a 10 minutos (não deixe a massa cozer/secar demais).

Montagem 
. Retire do forno e desenforme sobre um pano húmido e polvilhado com açúcar.
. Corte a massa em quadrados iguais (cerca de 14x14cm), barre-os com o creme e dobre-os em forma de triângulo, formando os tradicionais "guardanapos".
. Polvilhe os guardanapos com açúcar e delicie-se!


Informações adicionais:

. preparação: 30 minutos
. cozimento (fogão): 6 minutos
. cozimento (forno): 8-10 minutos
. dificuldade: fácil
. vegetariano: sim
. vegano: não
. apto para crianças: sim
. ingrediente principal: -
. nº de porções: 4
. prato: lanche, bolo




Bom apetite!



Comentários

  1. Ai Ana! Que aspeto divinal tem eses guardanapos! Sao um doce que me faz lembrar os tempos de infancia! Como vivia num lugar um pouco isolado (que entretanto se desenvolveu), nao havia pastelarias nem padarias e entao eu esperava ansiosamente a chegada do carro do pao para que a minha mae ou a minha tia me comprasem um lenco! Comia ja esses dois! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete, também me fazem lembrar a infância, pois era um bolinho que a minha mãe me comprava de vez em quando. E que bem que sabia! Agora os que se vendem já não são como os de antigamente, acho-os muito "artificiais", especialmente o creme. Caseirinhos, são bem melhores ;)
      Acho graça algumas pessoas chamarem "lenço", aqui sempre conheci como "guardanapo".
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá, Ana

    Em criança adorava esse bolinho. Nunca experimentei fazer mas quando vi essa receita na revista fiquei tentada.
    Ficaram com um aspecto delicioso. Comia agora um.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/desafio-acores-e-carapaus-de-agraco-na.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha :)
      Eu mal vi a receita na revista marquei-a logo para experimentar. Em criança também costumava comer este bolo. E o Sr. meu marido adora e pediu logo para fazer :P
      Beijinho

      Eliminar
  3. Mas que aspecto delicioso!
    Estão dignos de uma montra de pastelaria :)

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto guloso e saboroso!

    Por tua causa acabei por comprar a revista ahaha quando vi os teus guardanapos não resisti a pôr-lhe os olhos também :P
    Boa semana ;)

    Beijinho

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniel gostaste da revista? Tem lá outras sugestões que eu também irei experimentar ;)
      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  5. Adoro, é um bolo dos que mais comia em pequena! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto e já não faço há tant tempo... Ficaram lindos <3
    Um beijinho
    Cláudia
    www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e fique por cá!