Cogumelos Paris recheados com atum e maionese



Os fãs (e os não tão fãs) de cogumelos não podem deixar de experimentar estes apetitosos cogumelos recheados! Costumo servi-los como entrada ou comê-los como petisco, mas também podem fazê-los para prato principal (acompanhados apenas de uma saladas, nestes dias quentes, sabem pela vida...).
Os cogumelos adquiro sempre na página Cogumelos do Migaas (parceira do meu blogue). Aqui encontram vários tipos de cogumelos biológicos, de elevada qualidade e a preços acessíveis. Recomendo!
Para esta receita usem o atum que mais gostarem. Eu, particularmente, prefiro e uso sempre atum ao natural. E escolham uma boa maionese, pois fará toda a diferença no resultado final! Eu utilizei mais uma vez a fantástica maionese da Heinz - Maionese [Realmente] Deliciosa - da qual já vos falei AQUI.
A mandolina V3 da Borner está sempre presente, pronta para facilitar os cortes na minha cozinha cozinha. Desta vez, utilizei-a para picar a cebola.


Ingredientes:

  • 4 cogumelos paris (médios) 
  • 1/2 cebola 
  • 1 colher de sobremesa de azeite 
  • 120 g (1 lata) de atum (ao natural) 
  • 2 colheres de sopa de maionese 
  • 1 colher de sopa de orégãos secos moídos 
  • sal refinado e pimenta preta moída q.b. 
  • queijo ralado q.b.


Preparação:

  1. Retire os talos aos cogumelos. Para retirar o talo, segure a tampa do cogumelo com uma mão e, com um movimento rápido, remova o talo com a sua outra mão. 
  2. Se preferir, remova as fibras do interior dos cogumelos com uma colher (eu não removi). 
  3. Lave os cogumelos e os talos com água corrente e seque-os bem com papel absorvente. 
  4. Tempere o interior dos cogumelos com um pouco de sal e pimenta. Reserve. 
  5. Descasque e pique a cebola. Pique também os talos dos cogumelos. 
  6. Refogue a cebola e os talos dos cogumelos levemente no azeite. 
  7. Retire do lume e junte o atum bem escorrido e desfeito com um garfo. 
  8. Envolva a maionese e os orégãos. 
  9. Recheie os cogumelos com a pasta de atum e polvilhe com queijo ralado. 
  10. Leve ao forno, a 180 ºC, durante cerca de 15-20 minutos. 
  11. Sirva de imediato. 

Informações adicionais: 

. tempo de preparação total: 30 minutos
. tempo de fogão: 1-2 minutos
. tempo de forno: 15-20 minutos
. dificuldade: fácil
. vegetariano: não
. apto para crianças: sim
. ingrediente principal: cogumelos
. nº de porções: 4 (2 pessoas)
. prato: entrada, petisco


* * *
Produtos em destaque nesta receita:










Comentários

  1. Meus ricos cogumelos recheados e eu aqui só com uma sopa para jantar! Assim não vale... :P Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar esta forma de rechear cogumelos :P

    Parece-me deliciosa!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro cogumelos,...acho que ia adorar esta tua sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cogumelos recheados ficam sempre muito bons ^_^
      Beijinho

      Eliminar
  4. Adoro cogumelos. Uma ótima sugestão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e fique por cá!