Pão de ló de Alfeizerão






{nova versão; receita melhorada}


Ingredientes:

. 6 gemas
. 2 ovos inteiros
. 100 g de açúcar
. 50 g de farinha de trigo para bolos com fermento




Preparação:

. Bata os ovos inteiros, as gemas e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado (cerca de 10 minutos na batedeira).
. Entretanto pré-aqueça o forno a 200 ºC.
. Forre uma forma pequena redonda e sem buraco com papel vegetal ou papel almaço (forrei uma forma de 20 cm de diâmetro com papel vegetal).
. Peneire a farinha diretamente para o creme e envolva com uma colher de pau ou com um fouet, em movimentos circulares de cima para baixo. 
. Deite o preparado na forma forrada.
. Leve ao forno, na posição mais baixa, entre 7 a 10 minutos consoante o quiser mais ou menos húmido (7 minutos ficará mais semelhante ao original; eu deixei 8 minutos e ficou húmido q.b.).
. Depois retire do forno e sirva no dia seguinte.


Informações adicionais:

. tempo de preparação total: 25 minutos

. tempo de forno: 7-10 minutos
. dificuldade: média
. vegetariano: sim

. vegano: não
. apto para crianças: sim
. ingrediente principal: ovos
. nº de porções: 6
. prato: doce conventual, pão de ló húmido

. festividade: Páscoa, Natal, Ano Novo

Comentários

  1. Nunca fiz e o meu filho adora mas para ele teria que estar mais cozido.
    Um dia destes atrevo-me a fazer, esse ficou lindo
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São, aqui gostamos dele bem molhadinho ;)
      Para o teu filho é uma questão de deixares mais 1 ou 2 minutos no forno e já fica mais cozido.
      Beijinho e uma boa semana também para ti.

      Eliminar
  2. Gosto muito deste pão de ló!
    Bem molhadinho! Sabe tão bem :)
    Ficou lindo o teu!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo.
    Silvia Castro

    ResponderEliminar
  4. Esse pão-de-ló ficou lindo. E deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto mesmo muito bom, é uma sugestão tão gulosa!

    ResponderEliminar
  6. Que deliciosa sugestão, bem ao meu gosto. Nunca me aventurei a fazer, mas gosto muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Tem de fazer, é tão bom e não é difícil.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Ai que delicia!
    Era para fazer este ano mas passou, agora tenho de me portar bem e ficar só para o ano que vem :P
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carina pode fazer em qualquer altura ;)
      Eu não resistia até à próxima Páscoa!
      Beijinho

      Eliminar
  8. Ana tu "matas-nos" com as tuas delícias,...e só de olhar para esta última foto,..que maravilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  9. ficou perfeito mesmo, está magnifico com a cor perfeita e o interior...que espetáculo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  10. Ficou tão lindo Ana ^_^ Mas eu cá prefiro-o mais cozido :P. Já o marido adora assim.

    Vou experimentar um dia destes. Ele faz anos este mês :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anabela, deixa cozer mais um pouco então ;)
      É tão bom!
      Beijinho

      Eliminar
  11. que lindo ficou o teu :p

    parabéns

    bjs
    http://recantocomtempero.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. É muito engraçado que seja a mesma receita que a minha :) Não tem muito que se lhe diga, foi adaptado do mesmo sítio, mas mesmo assim é engraçado :)
    Uma coisa que não percebo é o deixar tão pouco tempo... Eu para o deixar húmido levo ao forno durante 23 minutos! *Suspiro*, fornos... :P O meu deve estar meio podre já :P
    Essa fatia a escorrer está magnífica! Já comia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã 23 minutos?? E que temperatura usas? Os fornos variam imenso... O meu forno é elétrico e cozinha depressa demais :P Uso sempre menos temperatura e menos tempo do sugerido nas receitas.
      A primeira vez que fiz este bolo deixei-o 10 minutos e ficou completamente cozido. Vai à etiqueta pão-de-ló aqui no blogue e encontras lá essa publicação.
      Quanto à receita quase toda a gente a faz igual, digamos que é a receita "original" deste pão-de-ló, vem assim em todos os livros de doçaria conventual.
      Beijinho

      Eliminar
  13. É um pão de ló, que por cá tenho alguém que adora, aliás devora!
    Este está um encanto, lindo! :)
    Muito bom! :)
    Bonita e tentadora partilha! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e fique por cá!