Mousse de chocolate e aquafaba



Quando vi esta fantástica mousse de chocolate, totalmente vegan, no blogue Sweet Gula, os meus olhos até brilharam! Sim, porque os nossos olhos são sempre os primeiros a "provar", principalmente quando vemos fotos tão bonitas... Pois bem, lá fui eu para a cozinha testar o "dom" da aquafaba.

"A aquafaba deriva do latim aqua (água) + faba (grão) e nada mais é que aquele líquido que vem nos frascos de conserva do grão-de-bico ou a água que sobra na panela, quando cozem o grão-de-bico em casa. Este é um ingrediente que dá para bater, ficando com a consistência de "claras em castelo", muito apreciado na cozinha vegana e usado em algumas receitas à base de merengue." - explica o Célio.

Esta mousse fica bastante consistente e macia. Ficou aprovada por todos cá de casa, inclusive pelo meu pequeno de 6 anos, que adora chocolate. Atrevam-se a experimentar! 😉 



Mousse de chocolate e aquafaba
RECEITA

INGREDIENTES
Para a mousse:
170 mL de aquafaba (quantidade aprox. de um frasco de 570 g de grão-de-bico)
120 g de chocolate negro (70% de cacau)
2 colheres (sopa) de Maple Syrup ou Agáve (opcional)
Para a cobertura:
frutos vermelhos q.b.
canudos de chocolate ou raspas de chocolate q.b.

MODO DE PREPARAÇÃO
Coloque a aquafaba na taça da batedeira e bata durante alguns minutos até ficar em "castelo" e formar picos firmes (estará no ponto quando virar a taça ao contrário e a aquafaba não verter).
[Nesta receita usei chocolate com 70% de cacau, perfeito para quem gosta mesmo de chocolate. Não adicionei qualquer adoçante, mas podem adicionar 2 colheres (sopa) de Maple Syrup ou Agáve à aquafaba, enquanto se bate. Ou, se preferirem, podem usar um chocolate com menos percentagem de cacau.]
Parta o chocolate em pedaços pequenos e leve-o a derreter em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco.
Adicione 1/4 da aquafaba ao chocolate derretido e envolva bem com uma espátula, ajudando o chocolate a arrefecer.
De seguida, adicione a restante aquafaba ao chocolate, em três vezes, envolvendo delicadamente com uma espátula. Envolva em movimentos suaves e circulares e sem bater (isto irá permitir que a mousse ganhe ar, mantendo-se leve e cremosa).
Distribua a mousse por 4 copos ou taças e leve ao frigorífico durante pelo menos 4-5 horas (idealmente de um dia para o outro).
Na hora de servir, decore com frutos vermelhos e canudos de chocolate ou raspas de chocolate.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
preparação: 10 minutos
cozimento (fogão, banho-maria): 6-8 minutos
espera (frigorífico): 4-5 horas
dificuldade: fácil
vegetariano: sim
vegano: sim
apto para crianças: sim
ingrediente principal: aquafaba
nº de porções: 4
prato: sobremesa, mousse

Comentários

  1. Costumo fazer várias vezes esta mousse, mas nunca adoço. Foi uma grande surpresa quando experimentei pela primeira vez mas logo nos convenceu. Fica muito boa com crocante de amendoim por cima também ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ficamos convencidos! Gostei da sugestão do crocante de amendoim por cima ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Há anos que ando para experimentar a fazer e acreditas que ainda não o fiz? Não tenho remédio! É que parece óptimo. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Ui, o que eu aprendo contigo. Nem imaginava que a água de cozer o grão de bico dava para fazer uma mousse. Amanhã vou fazer salada de grão de bico e bacalhau. Já sei o que vou fazer com a água em vez de deitar fora. :-D

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Ando há imenso tempo para experimentar! Parece que fica delicioso!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e fique por cá!