Bolo de batata-doce com coco



Quando vi este bolo na TeleCulinária Bolos & Doces Maio/Junho 2016, marquei-o logo para fazer! Os bolos com coco despertam sempre a minha atenção. Além disso, fiquei super curiosa pelo bolo ser de batata-doce. Demorei um pouco a fazê-lo (mais de 1 ano!!!), mas fiz e valeu muito a pena. Fica delicioso e bem húmido! E o formato do bolo ficou um mimo, não acham? Antes que perguntem, usei a forma "regueifa" d' A Metalúrgica Bakeware Production S.A. .



Bolo de batata-doce com coco
RECEITA

INGREDIENTES
400 g de puré de batata-doce *
250 g de açúcar amarelo
200 g de coco ralado
100 g de farinha de trigo
30 g de manteiga
4 ovos
200 mL de leite
2 colheres (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARAÇÃO
Bata os ovos com o açúcar até ficarem esbranquiçados.
Acrescente o coco e a manteiga (quase derretida) e mexa bem.
Junte depois a farinha e o fermento e envolva muito bem.
Acrescente o puré de batata-doce e o leite e bata até ficar uma mistura homogénea. **
Coloque o preparado numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 40 a 45 minutos.
Retire, deixe arrefecer e desenforme.
Se desejar, polvilhe o bolo com coco ralado.


Notas:

* Descasque, lave e corte a batata-doce em bocados; depois pese os 400 g. Coza a batata-doce com um pouco de água; depois de cozida, rejeite a água e reduza a batata-doce a puré.

** Eu incorporei o leite no puré de batata-doce e só depois acrescentei estes 2 ingredientes (ligados) à massa do bolo.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
preparação: 15 minutos + cozimento
cozimento (forno): 40-45 minutos
dificuldade: fácil
vegetariano: sim
vegano: não
apto para crianças: não
ingredientesprincipais: batata-doce e coco
nº de porções: 10
prato: bolo

Comentários

  1. Nunca usei a batata doce em bolos, a fatia esta uma tentação.
    Boa semana Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha usado numa tarte de batata-doce e amêndoa. Adorei tanto a tarte como este bolo! Os doces com batata-doce ficam bons e bastante húmidos. Tens de experimentar ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Que ótima combinação ;) já fiz bolo de batata doce mas combinado com laranja, ficou muito bom e aposto que este teu com o coco também é uma delícia :)
    Beijinho
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A combinação batata-doce e laranja também me parece bem, tenho de experimentar ;)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Gosto imenso de batata doce mas nunca fiz bolos com este ingrediente. Mas fiquei curiosa. Até porque o bolo tem um aspecto magnifico. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, tem mesmo de experimentar!!!
      Também tenho (aqui no blogue) uma tarte de batata-doce e amêndoa muito boa ;)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Minha querida adorei este teu bolo!
    Fica húmido por dentro? é tipo bolo de requeijão? estou a babar-me toda hahahahha :*
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Gosto tanto de te ter por aqui...
      Fica bastante húmido (sim, tipo bolo de requeijão, principalmente no dia seguinte) e muito saboroso ;)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Adoro tudo o que leve batata doce...a tua receita vai já para a lista A Fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e fique por cá!